sexta-feira, 7 de outubro de 2011



PROJETO ENTRADA FRANCA
Projeções ao ar livre de filmes de NORMAN MCLAREN
Dias | 14, 21 e 28 de outubro de 2011.
Horário | sempre a partir das 22h30min.
Local | estacionamento do Teatro Moinho da Estação.
(acesso pela Rua Coronel Flores, 810).
O próximo dia 14 de outubro marca a estreia do projeto Entrada Franca, no estacionamento do Teatro Moinho da Estação, em Caxias do Sul, às 22h30min. Durante todas as sextas-feiras deste mês, o local abre espaço para projeções do “papa” da animação experimental, Norman McLaren, com trilha sonora ao vivo dos músicos do Projeto CCOMA, João Viegas, Graziano Anzolin, André Viegas e Gustavo Viegas. Eles terão o desafio de compor em cima de obras históricas. A curadoria da mostra é de Priscila Maia.

Um dos maiores animadores de todos os tempos, Norman McLaren (1914–1987) foi, na primeira metade do século XX, referência nas artes visuais, inovando em termos técnicos e temáticos a arte da animação. A mostra Entrada Franca vai reunir alguns filmes de McLaren a partir de diferentes recortes, desde suas animações abstratas ao flerte com o universo da dança. Pioneiro do cinema e fundador do departamento de animação do National Film Board of Canadá (NFB), a criatividade de suas animações continua a influenciar os cineastas até hoje.

O conjunto das obras de McLaren revela talento e inventividade extraordinários, já que o artista foi responsável por inúmeros avanços dentro das artes visuais. Além de seu compromisso com a experimentação técnica, McLaren, acima de tudo, era movido por um profundo apego aos direitos humanos e à justiça social. Vários de seus trabalhos aliaram à inovação formal temas como pacifismo e desobediência civil, abordagens que fomentaram a mente de artistas engajados em questões sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário