O Teatro - 1ª Fase


Projeto Moinho da Estação Cultural, aprovado em 2008 pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, o projeto tem um orçamento de R$1,5 milhão. A verba está sendo captada através da política de incentivos fiscais que possibilita que empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoas físicas) apliquem uma parte do Imposto de Renda devido em ações culturais. Até agora, cerca de 60% do valor foi captado através do apoio de empresas e pessoas físicas, sendo que a previsão de término das obras é para setembro de 2012.
 A ideia é transformar parte do complexo que já se tornou uma referência de lazer na cidade, em espaço fomentador de arte, na forma de um conjunto cultural com teatro multiuso em prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.
O projeto  Moinho da Estação Cultural foi elaborado para a construção do Teatro Moinho da Estação,  um espaço interdisciplinar, incluindo um teatro com toda infraestrutura adequada às necessidades dos artistas, salas de oficina, um núcleo audiovisual e galeria de arte. 
As obras iniciaram em outubro de 2009.
O projeto tem como principal objetivo a formação de plateia e a especialização da relação do público com a arte.
A capacidade será para 250 pessoas, com acessos distintos, tanto pelos trilhos quanto pelo interior do prédio do Moinho, contando com infraestrutura completa com cabine de som e luz, camarins, depósito, sistema de acondicionamento, acústica e bilheteria. O teatro também atenderá às normas prescritas para deficientes físicos, com rampas e elevador de acesso ao interior do prédio, bem como banheiros e cadeiras especiais no teatro.


Coordenação e Programação
Carolina Campos
Sinara Suzin



Projeto Moinho da Estação Cultural

PRONAC nº 07-10114, processo MINC 01400.10899/2007-11 aprovado em 27/02/2008 enquadrado no artigo 18 da Lei de Incentivo à Cultura, portaria de aprovação nº 0349/08 de 02/07/2008 publicada no D.O.U de 04/07/2008. 
O projeto em fase de captação de recursos financeiros


Proponente: 
AME – Associação Moinho da Estação

Projeto Arquitetônico:
Eloisa Tondo
Jéssica De Carli

Assessoria Cenotécnico:
Ismael Sole

Coordenadora do projeto:
Sinara Suzin

Elaboração de Projeto de Lei:
BALCãO de ARTE

Assessoria de Imprensa:
Gabriela Marcon 
Jornalista MTb 9307